Casamento em tempos de covid

O retorno à fase vermelha e início da fase roxa deixou muitos casais de cabelo em pé. São inúmeras mensagens e ligações todos os dias pedindo orientação.

Por isso, decidimos escrever essa matéria para esclarecê-las, e também sugerir algumas medidas para tornar esse processo de planejamento do casamento menos estressante.

Fizemos aqui um breve resumo das fases do protocolo de distanciamento social, voltado para eventos:

É importante lembrar que em todas as fases vale:

  • Realizar desinfecção prévia de todos os ambientes
  • Dar treinamento de capacitação para o staff
  • Realizar testagem da equipe de trabalho
  • Fixar orientações quanto ao protocolo adotado contra covid-19 em locais estratégicos
  • Staff e convidados devem estar de máscara.

Quais outras orientações devemos observar nos eventos, como casamentos?

  • Optar por espaços abertos com maior circulação de ar.
  • Respeitando a capacidade máxima permitida no local, utilizar somente 6 cadeiras por mesa, mantendo o distanciamento social. Nesse caso, o número de mesas sobe consideravelmente, portanto sugerimos mesclar mesinhas bistrô e lounges, que também contam como lugar, além de deixar o ambiente mais agradável.
  • Distribuir álcool gel nas mesas também é uma ótima maneira de demonstrar cuidado com seu convidado.
  • Se você não tem uma assessora, sugerimos contratá-la o mais rápido possível. Você vai precisar de alguém para alinhar todos os fornecedores nesse momento.

Direitos e deveres:

Sabemos que tem casais esperando há mais de 2 anos a realização desse sonho.

Entre idas e vindas, a orientação até dezembro de 2021 era:

  • tentar um reagendamento
  • dar carta de crédito
  • ou tentar um acordo

É importante lembrar, que o cliente teria 12 meses para utilizar a remarcação ou o crédito concedido pelo fornecedor, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública provocado pelo coronavírus. Caso o cliente optasse pela remarcação, o fornecedor poderia considerar a sazonalidade e os valores dos serviços originalmente contratados para definição da nova data.

A MP 948/2020 só assegura o reembolso se a empresa e o consumidor não conseguissem chegar a um acordo. Nesse caso, o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). Mas os prestadores de serviço teriam até 12 meses para efetuar a restituição, contados do fim do estado de calamidade.

A MP 948/2020 definiu ainda que as relações de consumo impactadas pela pandemia do coronavírus caracterizassem a hipótese de “caso fortuito ou força maior”. De acordo com o texto, elas “não ensejam danos morais, aplicação de multa ou outras penalidades”.

Porém, devemos lembrar que a lei findava em dezembro de 2020. Após esse período a instrução é seguir com os termos firmados em contrato, levando em conta suas particularidades. O melhor nesse momento é negociar com seus fornecedores e chegar a um acordo viável e justo para ambas as partes.

Devo adiar ou cancelar?

Nesse momento a melhor opção é adiar. Devemos lembrar aqui, que possivelmente, por conta do acumulo de casamentos (reagendados e aqueles que foram contratados agora), são poucas as datas disponíveis, principalmente finais de semana e feriado. Por esse motivo, orientamos o casal a considerar outras datas; como domingo e dias da semana.

O mais importante nesse momento é alinhar todos os fornecedores contratados num único dia, e verificar as normas adotadas pelo espaço, lembrando de sempre pedir orientação da assessoria para tomada de decisão.

Todos devem ser flexíveis, ainda mais agora que os eventos estão se acumulando, devido aos adiamentos. Tanto os noivos quanto os fornecedores tem sido diretamente atingidos pela crise e sofrem com as restrições impostas ao setor.

Porém, não devemos desistir nem ficar parados. Acreditamos que as reuniões de planejamento devem seguir normalmente, via whatsApp, zoom, e-mail. Somente em caso de retrocesso nas fases do protocolo da covid, é que devemos ficar alertas, e somente então tomar uma decisão de adiamento. Caso contrário, orientamos os casais a seguirem com seus planos.

Nós da Roberta Gouvêa Decorações, continuamos sonhando com todos os casais que acreditam ser possível. Nosso maior desejo é celebrar com vocês a união e o amor, que é o que nos dá esperança e forças para continuar.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *