Conheça os principais elementos para decoração de cada estação!


Das flores da primavera ao calor do verão, das luzes do outono ao friozinho do inverno, cada estação do ano possui a sua característica. A escolha da data exige atenção.
Conhecendo o que cada uma delas pode oferecer para o seu grande dia, ficará mais fácil fazer essa escolha. 

O inverno:


Costuma ocupar a primeira posição de temporada baixa para celebrar casamentos. Mas, não pense que não existem noivos interessados nesta estação, pois existem sim! Noivos cujo objetivo é organizar um evento único, mágico e cheio de experiências incríveis.
A pouca demanda desta estação contribui para que exista uma maior quantidade de lugares e profissionais disponíveis. 

Mas vamos ao que interessa. Quais são os elementos principais desta estação?


O inverno tem muitas virtudes que por si só já dão um toque especial para a decoração do casamento. E mesmo que a natureza não esteja no seu auge nessa época do ano, como está na primavera e no verão, os detalhes são responsáveis por enriquecer de uma maneira diferente e encantadora a decoração do casamento.


Nesta época do ano, ganham destaque as folhas secas, galhos, troncos, pinhas e elementos dourados ligados ao mundo natural. Esses elementos podem estar presentes nas cadeiras e bancos da cerimônia, na decoração do altar, como centros florais no banquete, decorando corredores e pendurados em árvores.

Caso, queira incluir flores nesta decoração tulipas, hortênsias, orquídeas, denphalaen e cravos são flores bem resistentes a baixas temperaturas.
Para compor esse ambiente e deixar mais ele cálido e acolhedor, luzes amarelas e alaranjadas são bem-vindas. 

A primavera:


As cores, os cheiros e a alegria estão por todas as partes. Por que não aproveitar esse clima para ter uma decoração linda no seu grande dia?
A primavera é uma das estações mais bonitas do ano. É o período onde as flores mostram o seu esplendor.

Mas antes de começar a colocar flores por todos os lugares, não se esqueça, não abuse dos tipos e cores. Tente manter uma sintonia e um equilíbrio para criar um conjunto harmônico, isso é muito importante para não deixar o ambiente sobrecarregado de informações.

Foto: Simone Lobo

Antes de escolher é preciso pensar em tudo: no lugar da celebração, no estilo, nos ambientes interiores e exteriores, e claro, na hora que acontecerá o evento.


Todas as variedades de flores estão disponíveis nesta época do ano, o que torna tudo possível. Use a natureza ao seu favor nesta estação do ano.

O verão:


Organizar uma decoração de casamento no verão requer alguns cuidados.
A estação, que é linda e cheia de bossa, tem também sol mais forte e dias mais longos, pancadas de chuva no fim da tarde e calor intenso. Por outro lado, oferece um lindo pôr-do-sol digno de pintura, luminosidade incrível e calor, muito calor.

A temperatura da estação pede uma ambientação com lounges e fontes de água ao longo da festa para criar um ar fresco e acolhedor. Uma decoração trabalhada em tons vivos e cores quentes é uma ótima opção. Vale apostar no laranja, amarelo, vermelho e até em combinações desses tons.

Foto: Wagner Dias


Se achar que está colorido demais, não se preocupe, opte por cores claras. Elas além de ser delicadas, ajudam a minimizar a sensação de calor e dão um ar único ao ambiente. Aposte no bege, rosa, branco e tons pastéis.


Na estação mais quente do ano as flores sofrem. Logo elas que são responsáveis pelo tom e glamour da decoração, precisam estar impecáveis na ornamentação. Escolha espécies que aguentam o calor e que mantenham-se lindas por muito tempo, mesmo sob altas temperaturas como: rosas, cravos, lisianthus, lírios, astromélias e hortênsias. Quando compostas com plantas como: samambaias, suculentas, buchinhos e bromélias trazem um charme a mais.


Lembre-se, o cuidado com as flores da decoração também vale para as flores que serão utilizadas no buquê. 

O outono:


É uma das épocas do ano mais bonitas para casar. Embora o tempo não seja um dos melhores, pois pode ocorrer algumas surpresas climáticas desagradáveis, as cores e os espaços escolhidos oferecem muitas possibilidades. 

A melhor coisa do outono são as cores, as folhas das árvores caindo, antes delas transformarem-se em diferentes tons que acabam criando um cenário impressionante. Falamos de verde, vermelho, amarelo e marrom.
Os complementos e elementos decorativos devem estar relacionados a esta época do ano, sejam eles naturais ou artificiais. Para isso, o uso de pétalas de flores, galhos de árvores, troncos, cascas e nozes é muito comum, espalhado por corredores, mesas, bandejas e pratos, aumentando assim, a sensação de clima outonal.


As flores e plantas têm um papel importante e comunicam-se com as cores e produtos da estação. Caso queira um toque floral, aposte nas: begônia, margarida, lírio branco, rosa e gérbera. Brinque com folhas secas e elementos como luminárias e velas.

Foto: Paulo Yakavenko

Agora que você conhece as possibilidades de cada estação do ano, escolha a que vai encaixar-se melhor no estilo do seu casamento e agregar para que o seu grande dia seja inesquecível.

Roberta Gouvea

Arquitetura de Eventos e Interiores


contato@robertagouvea.com.br (11) 94709-9383